top of page
  • Foto do escritorChristiano Carneiro

Como um e-commerce B2B pode somar ao trabalho do time comercial e impulsionar seu negócio

Atualizado: 5 de mai. de 2023



Na venda B2B, e-commerce e vendedores/representantes comerciais podem atuar de forma complementar, somando forças para alcançar melhores resultados.


O e-commerce B2B e o time de vendas não são forças opostas, mas se somam. O que definirá o crescimento ou estagnação de uma empresa nos dias atuais será a capacidade de acompanhamento das inovações, que são muitas e constantes.

Ou seja: já que a evolução chegou, acompanhe! E isso vale para os dois lados: empresas que utilizam o e-commerce B2B e seu time comercial.

Pelo lado da indústria, é importante treinar os representantes, que precisam estar aptos para trabalhar com as inovações, extrair as vantagens e transmitir esses benefícios para o cliente.

Já pelo time de vendas, é ideal estarem abertos às novidades que são o presente e o futuro da venda B2B. Como em todas as áreas, a tecnologia depende de pessoas, e nas vendas, ainda mais! Este é o foco, a humanização do atendimento, o suporte de um bom vendedor, jamais serão obsoletos, por mais que o e-commerce B2B avance. Assim, nossas dicas são que os representantes aderem e aproveitem as facilidades das tecnologias. Vamos ver algumas:

  • Antes, o representante precisava ir até o cliente para tirar pedidos de reposição, oferecer novos produtos e trabalhar o convencimento para finalizar a compra.

  • Agora, basta um clique na tela do celular e lá está à disposição uma ferramenta de vendas 24×7, que aproxima vendedor e comprador sem os altos custos do deslocamento, mostra com muito mais abrangência e agilidade toda a gama de produtos a oferecer, traz todas as características de cada um, resolvendo dúvidas, atendendo demandas e criando necessidades de forma prática, rápida e no tempo que o comprador dispuser, sem atrapalhar sua agenda.

  • Assim, o time comercial e representantes podem dedicar esse tempo para estreitar o relacionamento com sua carteira de clientes de outras formas, ou ampliar sua base prospectando novos negócios.

  • Já pensou ter de disputar um espaço no calendário do comprador a cada lançamento ou promoção da empresa? No e-commerce, tudo isso ocorre via notificação ou acesso. Simples e rápido.

  • Isso sem falar na capilaridade, que aumenta muito, já que o representante comercial agora não precisa pegar um carro, ônibus ou avião. A Internet está em todos os lugares.

  • Tanto o time comercial quanto a empresa têm à disposição o poder de divulgação e engajamento das redes sociais, além das possibilidades de atendimento multicanal, via chats, aplicativos e mais.

  • Os meios de pagamento ficam facilitados e seguros, afinal, a conferência é imediata e toda transação só passa se for aprovada pelos filtros pré-configurados no ambiente digital.

  • Atendimento em tempo real nem sempre é possível para um representante, mas é sempre possível no e-commerce.

  • A recuperação de clientes inativos e a construção de estratégias de relacionamento são muito mais fáceis no e-commerce, por conta dos recursos de análise e inteligência de dados.

  • Com o auxílio do e-commerce, o controle sobre todos os complexos processos da venda B2B é muito maior e mais seguro, já que a tecnologia auxilia na conferência e cumprimento das exigências de cada setor, contribuindo para maior assertividade com menos esforço.

  • Com tudo isso, claro, os custos com deslocamentos, visitas, eventos, catálogos e muito mais caem expressivamente.

A soma desses fatores faz entregar ao cliente uma experiência melhor, que é um divisor entre empresas que crescem e as que ficam para trás da concorrência:

A Yes Commerce tem um projeto B2B sob medida para sua indústria, fale com nosso time de especialistas.


Contatos:

contato@yescommerce.com.br

(11) 9.7389-7475 - whatsapp



5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page